Image Map

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como você administra seu dinheiro?

Oi, gente!!

Tudo bom? =)

Hoje vou falar sobre um assunto que todo mundo gosta: DINHEIRO!

Não o que o dinheiro pode comprar, fazer, destruir...

Na verdade vou passar uma fórmula para você administrar e organizar melhor seu dinheiro.

Uso a fórmula desde o meu primeiro estágio da faculdade e tem super funcionado. Resolveu meus problemas!!!

É muito bom saber aonde foi parar o dinheiro, saber que tem dinheiro guardado... Amo guardar dinheiro! haha

Na verdade darei duas fórmulas. Não, uma fórmula com duas opções! rs

Calma, deixa eu explicar. Sou cristã e a tal fórmula (me sinto uma bruxa toda vez que uso a palavra fórmula) foi passada num congresso para adolescentes quando eu nem ganhava dinheiro ainda, mas eu achei o máximo e anotei.

Com isso, passarei a fórmula original e uma para quem não é cristão, ok? ;)

Você vai entender! rs

Chega de conversa e vamos ao que interessa!


Essa é a fórmula original. =)

Digamos que você ganhe R$ 1.000,00, então:

Valor = R$1.000,00

Dízimo = R$ 100,00

Oferta = R$ 50,00

Emergência = R$ 50,00

Lazer = R$ 50,00

Guardar = R$ 50,00

Despesas = R$ 700,00
  • Valor = Total da sua renda líquida;
  • Dízimo = Décima parte. 10% (dez por cento) de tudo o que você ganha;
  • Oferta = Na verdade, o valor da oferta é livre. Entretanto, não devemos dar daquilo que sobra, mas como sacrifício expressando nossa gratidão pelo que temos recebido;
  • Emergência = Para ser usado em momentos inesperados, com remédios, médico, ajudar alguém, emprestar;
  • Lazer = Cineminha, restaurantes, etc;
  • Guardar = Quem guarda sempre tem! Esse dinheiro vai servir para gastar em uma viagem, comprar algo caro à vista. Essas coisas!
  • Despesas = Contas de luz, cartão de crédito, celular, tv a cabo, aluguel, faculdade, curso, etc. Todos os seus compromissos e responsabilidades, tudo que não se encaixa nos itens anteriores.
Bom, confesso que eu não sigo exatamente assim, mas essa sempre é a minha base, meu orientador.

Não altero o fator dízimo, mas flexiono para mais ou para menos o valor da oferta.

Emergência eu guardo mês sim, mês não. Lazer nem sempre dá ter apenas com 5%, também mexo aí. Guardar, sempre! haha

Quando sigo essa regrinha adaptada às minhas necessidades e desejos, sempre sobra dinheiro das despesas, 70% é mais que suficiente. =)

Uma dica que faz muita diferença pra mim é anotar TUDO o que eu gasto.

Tenho um caderninho desde 2009 e cada folha é referente a um mês. Faço a fórmula numa página e anoto tudo o que gastei na outra.

Querendo ou não você passa a se policiar com gastos desnecessários e com isso sobra mais dindin.

Se você não é cristão e não tem compromisso com a obra de Deus, vai sobrar mais dindin pra você!!! rs (mas fique sabendo que Deus é fiel e nunca nos deixa faltar nada, pelo contrário, supre todas as nossas necessidades.)

Acho que se eu não fosse de Jesus, minha fórmula seria assim:


Valor = R$1.000,00

Lazer = R$ 150,00

Emergência = R$ 50,00

Guardar = R$ 100,00

Despesas = R$ 700,00

Claro que os valores são só exemplo, você vai calcular de acordo com o que você ganha.

Mudar seus hábitos e buscar organizar coisas sempre é trabalhoso, mas compensa!

Faço isso desde sempre e nunca foi difícil!

Outra dica legal que eu comecei a fazer quando noivei e guardar todas as moedas de R$ 1,00 que paravam na minha mão, eu não gastava de jeito nenhum.

No final estava pagando fornecedores com essas moedinhas, pagando ingresso de expo noivas e outras coisas sem comprometer o orçamento.

Quer mais uma dica? Não sei sua resposta mas vou dar assim mesmo!

Evite usar cartão de crédito!!!! Geralmente você usa pra comprar o que não precisa com dinheiro que não tem!!!! Fique esperto!

Espero que tenha gostado!

Beijos,
Bia Morais.

5 comentários:

  1. Amei!!! Estou na vibe de ler livros de economia... Depois procura o livro Bolsa blindada, é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito! Parabéns por orientar os jovens e adultos que estão vivenciando algumas dificuldades em administrar seu orçamento familiar.
    Creio que o dinheiro mal utilizado é a raiz de toda ruína. Vivenciamos uma sociedade pós-moderna, onde tudo é descartável e precisamos nos vigiar para não cairmos em tentação. Uma sociedade do consumismo e muitas pessoas, cristãs ou não, estão vivenciando uma síndrome do consumismo, e esse consumismo desenfreado está levando essas pessoas a se viciarem, com um consumismo compulsivo, que precisa ser tratado como qualquer doença, como qualquer vício. Infelizmente precisamos do dinheiro para vivermos ou sobrevivermos, e a forma como o utilizamos, é o que fará o dinheiro se tornar benção ou maldição, e quem faz isso, somos nós mesmos!!! E se você leitor, está passando por essa maldição, esse mal, e você não tem forças para vencê-lo, pois essa tentação é muito forte, então, peça ajuda a DEUS, com fé, que Ele te livra, pois Ele tem poder. A Palavra de Deus, diz assim: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." Tiago 1:5-6. DEUS tem poder pra lhe ajudar a ser curado, você ou qualquer membro da sua família, e se você quer essa cura, faça uma oração a DEUS, como esta oração: “Senhor Deus, ajuda-me a ser curado desse meu consumismo compulsivo, e cure também todos os meus familiares, para podermos equilibrar nossas finanças, termos equilíbrio no nosso orçamento familiar. E não permita que venhamos novamente cair em tentação, mas livra-nos do mal. Clamo ao Senhor, que o Teu Espírito Santo, nos capacite com sabedoria, para que possamos agir com discernimento em todos os momentos da nossa vida. Pois Teu é o Poder e a Glória para sempre. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
    Valeu Bia Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!! Muito obrigada por complementar o post!!!! =)

      Excluir